VENCEDORA ENSINO MÉDIO

VENCEDORA ENSINO MÉDIO
CONCURSO DE CARTAZES GISELI DE SOUZA

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

CARNAVAL 2012

Carnaval
AS MÁSCARAS E FIGURINOS SURGIRAM NA ITÁLIA, COM O TEATRO PROFISSIONAL, (COMÉDIA DELL´ARTE).
QUANDO ATORES QUIZERAM CRITICAR A SOCIEDADE NA ÉPOCA POR NAO CONCORDAREM COM ALGUMAS COISAS ERRADAS FEITAS PELOS PRINCIPAIS LIDERES.
 FAZIAM UM TEATRO BEM HUMORADO  USANDO A IMPROVISAÇÃO E A MÍMICA. A IGREJA ERA CONTRA E MUITOS TINHAM SUAS LINGUAS CORTADAS.

PIERRÔ: singelo, ingênuo e sentimental, trajava calças e casaco com babado ou gola franzid, pintura no rosto preto e branco e olhar triste, caracterizando o palhaço romantico.
Colombina: mulher bela, esperta, sedutora que usava saia ou vestido de seda branco e bonezinho.
Arlequim: O momo, função de divertir o público nos intervalos. Nas suas fantasias aparecem losangos, coloridos caracterizando o fanfarrão e namorado da colombina.


domingo, 12 de fevereiro de 2012

O "grito de guerra" da Semana de Arte Moderna completa 90 anos

A Semana de Arte Moderna foi um acontecimento realizado nas noites dos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922 no magnífico Teatro Municipal de São Paulo, transformado no palco de conferências, recitais de música e poemas, na qual participou um grupo de artistas que se rebelavam contra a forma fixa e os cânones estéticos do século XIX, imperantes na arte do Brasil.
Ficam para a lembrança daquele vibrante acontecimento os assobios e vaias com as quais foram recebidas algumas das conferências e a ousadia do compositor Heitor Villa-Lobos, que surgiu em cena usando chinelos de dedo.
Denis explicou que a Semana foi um evento "paulista" porque naquele momento a cidade "tinha essa abertura e era muito mais espontânea" que o Rio de Janeiro, naquela época capital brasileira e onde ficava a Academia de Belas Artes, guardiã da técnica, do apego à norma, da obra bem definida e de contornos acabados.
"A ideia de transformação radical é mais propícia a São Paulo",
A Semana é considerada como a semente da qual brotou o Modernismo brasileiro, embora seus principais expoentes, Mário e Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Menotti del Picchia, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcantti e Manuel Bandeira, já tinham escrito vários capítulos de ruptura na década anterior, que serviriam para narrar a novela da mudança cultural.
modernistas brasileiros bebem das vanguardas europeias como o Dadaísmo, o Futurismo e o Cubismo, mas com uma releitura tropical, em busca de um relato propriamente brasileiro e da construção de identidade.

"As pinturas de Tarsila, autora do famoso "Abaporu", por exemplo, remetem ao Cubismo, mas com um discurso autóctone, com cores tropicais e a temática de fundo do interior rural brasileiro", segundo Denis.
Para o especialista, a Semana de Arte Moderna e o Modernismo tiveram seu impacto até os anos 60, mas a partir dos 70 se pulveriza a mensagem desse período de euforia, que, nas palavras de Mário de Andrade, constituiu "a maior orgia intelectual que a história artística registrou".
Imitar a Europa ou valorizar o Brasil?
Um dos grandes dilemas que marcaram a SEMANA DA ARTE MODERNA!

A Semana de Arte Moderna teve uma importância fundamental na revisão dos valores estéticos e nas discussões intelectuais do Brasil. Apesar do acesso ao conhecimento e o analfabetismo serem dois grandes entraves desse período, o evento teve grande importância para que outras manifestações artísticas surgissem posteriormente. Na década de 1960, por exemplo, o movimento tropicalista assumiu explicitamente a influência desse rico capítulo da cultura nacional.

VIAGEM À LUA

*43 ANOS DESDE A PRIMEIRA VIAGEM À LUA


*CONSTRUÇÃO DE MAQUETE PELOS ALUNOS DA ESCOLA DR MIGUEL DE PATTA.

804

804
MARIA LUIZA




GUILHERME

604

604
SORAIA...

804

804
PIMENTA

804

804
GLATSON


604

604

7

7
FERNANDO, GEOVANE,




703

703









dia mUNDIAL DA água

dia mUNDIAL DA água
801

DIA MUNDIAL DA AGUA

DIA MUNDIAL DA AGUA