VENCEDORA ENSINO MÉDIO

VENCEDORA ENSINO MÉDIO
CONCURSO DE CARTAZES GISELI DE SOUZA

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Comparativo entre o Romantismo e o Realismo

O Romantismo

O Romantismo caracterizava-se por sua relação com a literatura, o que lhe oportunizava novos assuntos, emoções e atitudes, destes, a mitologia grega e as histórias medievais tinham papel principal.
Ainda, quando ao tema, pode-se dizer que procuravam representar fantasia, sentimento, imaginação, efeitos naturais puros, ações humanas nobres e ponderosas, heroísmos cotidiano.
O Romantismo tive sua grande realização na pintura.
Acreditando que o Romantismo fuga à realidade da época em que ocorria, surgem os Realistas.

O Realismo

O Realismo caracteriza-se por representar a verdade sem disfarce e assemelha-se ao naturalismo de Caravaggio (principalmente em Courbet), tem uma postura política e social dividindo-se entre questões como: modernização, natureza e industrialização(ver Camille Pissarro).
Os temas diziam respeito ao heroísmo da vida moderna, paisagens e cenas da vida rural (Millet, ênfase ao trabalho agrícola e não ao lazer.
Justificando este movimento, JANSON cita as palavras de Courbet: "Não posso pintar um anjo porque nunca vi nenhum." (1987) .
Por estarem estes dois movimentos datados do início do séc. XIX e final do séc. XX, compreendem, ou melhor, enfrentam um grande marco histórico: a I guerra mundial. Entretanto, podemos oberservar que cada um deles "viu"  estes períodos e o representou com uma intencionalidade diferente, ou seja, aos Românticos não incomodava a situação social, eles a representavam sim, porém, no sentido de dar tom de heroísmo aos trabalhos duros, às vitórias, enfim aos grandes feitos dos homens. Já aos Realistas preocupava, eles mostram sem "historinhas" o que realmente representava aquele período para aquelas pessoas.

Arte Românica

Sociedade e economia:

Economicamente estrutura-se através de feiras locais. O regime é feudal o qual acompanhado de fé ardente torna o homem dilacerado entre as forças do bem e do mal e faz com que este crie construções fechadas, pesadas e escuras por medo do fim do mundo.
Há muitas igrejas com mosteiros ao lado onde o artista trabalhava em nome da religião.
Arte:
A Iluminura é o elemento principal da arte Românica. São características principais da arte Românica: representação de temas religiosos narrativos da bíblia, ênfase na relação figura - fundo tendo geométricos, fauna e flora como elementos compositivos, ritmo e simetria dos elementos, figuras esquemáticas visto que o principal a ser trabalhado era a temática e não a pesquisa anatômica como nos gregos, desproporção, os estilos diferem entre as regiões, uso do mármore colorido.
Escultura: São características principais da escultura Românica: sofrem deformações para acompanhar a arquitetura sendo usadas inclusive para preencher espaço nela.
Pintura: Afrescos para decoração, no lugar dos mosaicos Bizantinos, nas paredes e abóbadas. A pintura era utilizada também em peças de madeira grandes ou pequenas que poderiam servir como decoração para o altar, como um painel, ou em retábulos que poderiam ser levados até as pessoas mais facilmente para ensiná-las.
Arquitetura:A arquitetura Românica tem como principais características: fachadas com frontão e rosácea (abertura circular que servia para iluminar e ventilar os templos, visto que estes eram construções muito fechadas), templos com abóbadas em forma de berço, cúpula e de aresta, monumentos com planta em forma de cruz latina, prolongando o transepto, posteriormente utilizando dois, para acomodar mais fiéis, as construções eram maciças, com aberturas pequenas, altas e em número reduzido, presença de torres laterais com campanário - observatório ( ver Pisa).
 
Trabalhos manuais de alunos do 6o ano:


 

domingo, 20 de maio de 2012

Um pouco da história de Madoz

                  Um  menino  começa  a  receber  suas  primeiras  aulas  na  casa  de  uma
vizinha. Ao chegar, na ausência de uma mesa para seus estudos, sua professora
o  coloca  sentado  em  um  pequeno  banco  e  abre  a  porta  do  forno.  Com  seus
cadernos  sobre  essa  porta  permanece  sentado  olhando  para  a  escuridão  do
interior  do  fogão.  O  que  antes  era  apenas  objeto  de  cozinha  torna-se  mesa.  O
menino  chama-se  Chema  Madoz.  E  nesse  instante  o  artista  passa  a  entender  a
realidade  como  um  universo  arbitrário  de  possibilidades  e  a  cada  descoberta
uma nova realidade aflora (MADOZ, 2009).
                As  fotografias  de  Madoz  são  compostas  essencialmente  por  objetos  do
cotidiano modificados por ele. Os objetos são construídos a partir de idéias que
usualmente surgem em sua mente. A técnica fotográfica que utiliza é a de filme
preto  e  branco  e  todo  o  processo  de  revelação  é  executado  por  ele  e  feito  da
forma mais tradicional.
               Geralmente procedência  desses  objetos  é variada; podem ser obtidos ou encontrados    em    casas  de amigos,      latas      de      lixo, containers, lojas ou mesmo em feiras    livres.

804 e 803 breve mais imagens de fotos confeccionadas utilizando as caracteristicas do fotógrafo CHEMA MADOZ.

FOTOGRÁFO surrealista CHEMA MADOZ

José Maria Rodríguez Madoz
                  "Nem tudo é o que parece ser”. Esta é a filosofia do fotógrafo Chema Madoz que abusa da criatividade em fotos surrealistas. Madoz segue o pressuposto de que a fotografia não é apenas um reflexo de ações passadas – do que esteve em algum lugar – mas também está relacionada à consciência do obscuro.
               Começou a sua carreira com imagens humanas, foi na fotografia de objetos comuns que Chema Madoz imprimiu a sua marca na área. Os seus trabalhos são considerados surrealistas: ele tira os objetos do seu contexto habitual, dando-lhe significados e percepções diferentes.
             O artista cria novas metáforas e humor em suas fotos, transformando o comum em incomum.O estilo simples e claro de sua fotografia, sempre em preto-e-branco ou sépia, destacando ainda o incomun.
                colher com sombra de garfo, que nos lembra a falsa aparência das pessoas. Uma escada suportada por uma muleta e uma tesoura por uma agulha. Um cachimbo com furos de flauta e uma mala cheia de areia. Ou simplesmente uma escada encostada a uma espelho ou uma mulher com um copo de cocktail que nos leva a outros sentidos.

 







CRIAÇÃO DE ALUNOS DO FLUXO 9 SÉRIE 01

ROMANTISMO

ROMANTISMO FOI UM MOVIMENTO ARTISTÍCO QUE OCORREU NA EUROPA POR VOLTA DE 1880, DESTACAVA A PERSONALIDADE, A SENSIBILIDADE, EMOÇAO E OS VALORES INTERIORES.
LIBERDADE DE EXPRESSÃO E CRIAÇÃO.













VIAGEM À LUA

*43 ANOS DESDE A PRIMEIRA VIAGEM À LUA


*CONSTRUÇÃO DE MAQUETE PELOS ALUNOS DA ESCOLA DR MIGUEL DE PATTA.

804

804
MARIA LUIZA




GUILHERME

604

604
SORAIA...

804

804
PIMENTA

804

804
GLATSON


604

604

7

7
FERNANDO, GEOVANE,




703

703









dia mUNDIAL DA água

dia mUNDIAL DA água
801

DIA MUNDIAL DA AGUA

DIA MUNDIAL DA AGUA